Em homenagem ao amigo Augusto Ponte www.tudoporminiaturas.blogspot.com , incentivador deste blog, falarei de um de seus pilotos prediletos, o norte-americano Mark Donohue.
Mark Neary Donohue, Jr. (Summit, 18 de Março de 1937 - Graz, 19 de Agosto de 1975) foi um piloto de Fórmula 1 norte-americano que correu também nas 500 Milhas de Indianapolis, tendo vencido a edição de 1972.
Donohue é um dos raros casos de piloto com formação acadêmica em engenharia mecânica, tendo concluído os estudos universitários em 1959 pela Brown University. Algum tempo depois começou a participar de provas utilizando seu Corvette 1957, ganhando a primeira prova que disputou, o que chamou a atenção de um chefe de equipe novato e que iria ser seu companheiro na automobilismo: Roger Penske.
Participou de corridas de carros de turismo e disputou pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans em 1966. Em 1969, tendo Roger Penske como chefe de equipe, participa das 500 Milhas de Indianápolis, chegando em sétimo e sendo escolhido como o estreante do ano (“Rookie of the Year”). No ano seguinte faz melhor ainda e chega em segundo lugar. Em 1971 não tem um bom desepenho nas 500 Milhas, mas estréia na Fórmula 1, sempre com Penske ao seu lado e com um chassis McLaren termina em terceiro o Grande Prêmio do Canadá daquele ano. Os pontos ganhos são suficientes para que termine o ano em 16º lugar entre os competidores. Em 1972 alcança a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis e juntamente com Roger Penske inicia o desenvolvimento do Porsche 917 que domina de tal forma a Can Am, que as regras são mudadas para o ano seguinte. No fim de 1973 Donohue se retira das competições, mas é algo temporário: o mesmo irá retornar no final de 1974 à Fórmula 1, atraido por seu amigo Roger Peske, que pretendia introduziria, em 1975, um chassis próprio, o PC1.
Entretanto, o mencionado chassis estava com problemas, apesar da dedicação de Donohue para melhora-lo. Tinha conseguido um quinto lugar em Anderstorp, na Suécia, mas a meio do ano, Roger Penske decide adquirir um March 751 e concentrar os seus esforços para desenhar e testar o chassis do ano seguinte, que esperava ser desenvolvido pelo seu amigo Donohue.
No GP da Áustria, já com o March 751, Donohue somente consegue se classificar em 20º lugar. Durante o “warm-up” de Domingo, 17 de Agosto de 1975, Donohue sai à pista com o objetivo de afinar o carro para a corrida que aconteceria dali a umas horas. Contudo, quando iniciava mais uma volta de teste, Donohue sofre um furo em um pneu quando fazia a primeira curva à velocidade máxima e vê seu carro sair da pista contra as barreiras de proteção. No choque, um dos destroços atinge fatalmente um comissário de pista, e ele bate com a cabeça num poste de uma placa publicitária.
Donohue aparentemente nada sofrera com o choque, tendo saido andando do carro. Todavia, começa a reclamar de fortes dores de cabeça alguns momentos depois, motivo que levou os médicos decidem pela sua evacuação de helicóptero para o Hospital de Graz, próximo de Zeltweg, para que pudessem observar com maior detalhe, mas pelo caminho, sofre um derrame cerebral e entra em coma. O acidente tinha lhe causado um hematoma, que por sua vez causaria um coágulo sanguíneo que arrebentou pouco depois, causando o derrame. Mal chegou, foi submetido a uma operação de urgência, mas dois dias depois, Mark Donohue estava morto. Tinha 38 anos.
No GP da Áustria, já com o March 751, Donohue somente consegue se classificar em 20º lugar. Durante o “warm-up” de Domingo, 17 de Agosto de 1975, Donohue sai à pista com o objetivo de afinar o carro para a corrida que aconteceria dali a umas horas. Contudo, quando iniciava mais uma volta de teste, Donohue sofre um furo em um pneu quando fazia a primeira curva à velocidade máxima e vê seu carro sair da pista contra as barreiras de proteção. No choque, um dos destroços atinge fatalmente um comissário de pista, e ele bate com a cabeça num poste de uma placa publicitária.
Donohue aparentemente nada sofrera com o choque, tendo saido andando do carro. Todavia, começa a reclamar de fortes dores de cabeça alguns momentos depois, motivo que levou os médicos decidem pela sua evacuação de helicóptero para o Hospital de Graz, próximo de Zeltweg, para que pudessem observar com maior detalhe, mas pelo caminho, sofre um derrame cerebral e entra em coma. O acidente tinha lhe causado um hematoma, que por sua vez causaria um coágulo sanguíneo que arrebentou pouco depois, causando o derrame. Mal chegou, foi submetido a uma operação de urgência, mas dois dias depois, Mark Donohue estava morto. Tinha 38 anos.
A sua carreira na Formula 1: 15 Grandes Prémios, em três temporadas, um pódio, oito pontos.
Pouco tempo depois, a viúva de Donohue processou a Goodyear devido ao pneu defeituoso que equipava o March-Penske. O processo durou sete anos mas no final, a viúva ganhou e a marca de pneus teve que pagar uma vultosa indenização.
Pouco tempo depois, a viúva de Donohue processou a Goodyear devido ao pneu defeituoso que equipava o March-Penske. O processo durou sete anos mas no final, a viúva ganhou e a marca de pneus teve que pagar uma vultosa indenização.
A miniatura deste post é exatamente o carro que Donohue conduzia quando sofreu o acidente que causou sua morte: o March Ford 751.
A miniatura da foto é de fabricação da Minichamps (número de série 430 750028), em escala 1/43. Trata-se de uma edição militada a 2.160 peças, representando o carro de número 28, utilizado por Donohue no GP da Austria de 1975.
Como de costumeiro durante a década de 1970, era comum um fabricante de chassis, no caso a March, vender bólidos a equipes privadas. É exatamente o caso desta miniatura, pois retrata o mencionado chassi March, mas da equipe de Roger Penske.
O piloto da March Ford 751 de Roger Penske em 1975 foi: o norte-americano Mark Donohue.
Cores: Branco, Azul e Vermelho
Patrocinadores: First National City Travelers Checks, Norton, Sunoco e Goodyear
Vitórias: 0
Pole-positions: 0
Melhor volta: 0
Podiums: 0
Pontos: 4 (Todos com Donohue)
Podiums: 0
Pontos: 4 (Todos com Donohue)
Espetacular resenha da vida e da carreira de um dos melhores pilotos que já tive a oportunidade de ler e conhecer. As informações são acuradas e precisas, uma pérola de artigo. Parabéns e vida longa para o blog. Augusto Ponte.
ResponderExcluir