O post de hoje é sobre o maior carro da Fórmula 1 de todos os tempos: O McLaren MP4/4. Muita gente fala no Williams FW14, de 1992, como o maior carro da história da F1. Mas ao vermos os resultados obtidos pelo McLaren MP4/4 não podemos negar que se tratou do maior bólido de F1 de todos os tempos. Um carro inigualável, conduzido pela dupla mais forte da história da F1 (Piquet e Mansell, Clark e Hill, Prost e Lauda que me perdoem, mas os números não mentem).
O incrível McLaren MP4/4 permitiu que a equipe de Ron Dennis dominasse uma temporada de Formula 1 de 1988 de uma forma que nunca se viu antes ou depois e, muito provavelmente, nunca mais veremos desempenho igual.
Esses resultados somente foram alcançados pela congruência de diversos fatores. A McLaren tinha um chassis excepcional, desenvolvido pelos magos Gordon Murray (que havia saído da Brabham) e Steve Nichols, um motor excelente, os dois melhores pilotos daquela temporada e uma organização de dar inveja às então combalidas e recalcitrantes Ferrari, Lotus e Williams, que não foram capazes de fazer frente aos maravilhosos bólidos da McLaren.
O McLaren MP4/4 tinha um chassis em monobloco de fibra de carbono e kevlar, o motor era o Honda Turbo que conferia ao bólido 700 cv de potência. Um detalhe interessante é que o carro possuia diversos conceitos do Brabham BT55 (também projetado por Murray), como centro de gravidade excessivamente baixo, com motor e caixa de câmbio posicionadas em posição muito próxima ao chão, o que possibilitava grandes vantagens aerodinâmicas ao carro.
A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps e representa o carro que deu a Ayrton Senna o seu primeiro título na Fórmula 1, em 1988.
Cores: Branco e Vermelho.
Patrocinadores: Marlboro, Honda, Shell, Goodyear, TAG Heuer, Boss e Showa.
Vitórias: 15 (8 Senna, 7 Prost).
Pole-positions: 15 (13 Senna, 2 Prost).
Melhores voltas: 10 (8 Prost, 2 Senna).Podiums: 25 (14 Prost, 11 Senna).
Pontos: 199 (105 Prost, 94 Senna) (nesta temporada existiam descartes e a pontuação válida para o campeonato de pilotos, com os descartes, apontaram Senna com 90 e Prost com 87).
não compre nada desta editora que e propaganda enganosa
ResponderExcluir