Em 1962 a Ford tomou a decisão de construir um carro que vencesse as 24 horas de lemans para, assim, entrar no forte mercado de carros esportivos europeus. Assim, a marca americana tentou adquirir a Ferrari, na tentativa de usar a mítica fábrica italiana para obtere seu intento.
As
negociações correram bem e Enzo Ferrari havia aceitado a oferta feita
pela Ford. Quando a diretoria da Fiat ficou sabendo que a Ferrari
passaria para as mãos de uma empresa americana, eles decidiram intervir
na transação, alegando que a marca Ferrari era patrimônio italiano e
deveria permanecer como tal.
Assim a transação com a Ford foi
interrompida e a Fiat assumiu o controle acionário da Ferrari. Após
fracasso nas negociações, a própria Ford resolve criar um carro para
vencer as 24 Horas de Le Mans e dar, nas pistas, a resposta à Ferrari.
O projeto foi entregue às mãos do lendário construtor Caroll Shelby, responsável por criar o Ford GT40.
Em 1964, os primeiros Ford GT40
estavam prontos, tendo se estreado nas 24 Horas de Le Mans. Contudo, os 3
Ford GT40, que participaram desistiram com problemas nas caixas de
velocidades.
Em 1966, uma frota de treze Ford GT40 estiveram presentes à partida das
24 Horas de Le Mans. Dez desistiram mas os restantes três terminaram nas
três primeiras posições. A dupla de pilotos Bruce McLaren e Chris Amon
(neozelandês) conseguiram a primeira vitória da Ford nas 24 Horas de Le
Mans.
Em 1967 o Ford GT40, conduzido pela dupla americana Dan Gurney e
A. J. Foyt, volta a vencer a prova de Le Mans.
Em 1968, apenas um dos
cinco Ford GT40, conduzido pelos pilotos Pedro Rodriguez (mexicano) e
Lucien Bianchi (belga), termina e vence as 24 Horas de Le Mans.
Em 1969,
pela quarta vez consecutiva, o Ford GT40 vencia as 24 Horas de Le Mans, com o carro pilotado pelo belga Jacky Ickx e pelo inglês Jackie Oliver, exatamente o carro de que trata este post. Foi a última vitória da Ford nas 24 Horas de Le Mans e a primeira vitória de Ickx na prova (Ickx obteve a marca de 6 vitórias em Le Mans, tendo sido ultrapassado somente pelo dinamarquês Tom Kritensen, que obteve sua sétima conquista em 2005).
A miniatura do GT40, fabricada pela IXO em escala 1/43, representa o carro com o qual a dupla Ickx/Oliver venceu as 24 horas de Le Mans de 1969. A propósito, adoro esta pintura clássica dos carros patrocinados pela Gulf! Na verdade, adoro carros com cor predominante azul claro! Pinturas como a da Gulf, da STP (dos carros de Richard Petty na Nascar) e da Benetton/Renault na F1 são lindas!
Cores: Azul e laranja.
Patrocinadores: Gulf, Koni, Goodyear,
Griling, Ferodo, S.E.V Marchal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário