Em 1986 a Williams, com o FW11, viu seus dois pilotos, Nelson Piquet e Nigel Mansell, perderem o título para o francês Alain Prost, da McLaren, na última corrida do ano, em uma prova desastrosa para os pilotos de Frank Williams. O FW11 era um carro espetacular, mas os desentendimentos de Piquet e Mansell (com a equipe trabalhando ostensivamente em favor do inglês) levaram à perda do título de pilotos.
Para 1987 a equipe tão somente atualizou o seu carro do ano anterior, tendo competido o ano inteiro com o FW11B, um carro elegante, de linhas limpas, chassis e motores soberbos. A cavalaria fornecida pelos motores Honda Turbo era absurda, com extrema confiabilidade. Em termos de beleza, em minha opinião, só perdia para a maravilhosa Brabham BT56 e para a Lotus 99T.
Piquet correu o campeonato com maestria, mirando sempre no título, e não em vitórias (tal como Alonso vem fazendo este ano). Piquet fez 11 pódiums na temporada (somente 3 vitórias), mas só não pontuou em Spa-Francochamps e em Ímola, onde sofrera o mais grave acidente de sua carreira até então. O resultado foi o tricampeonado incoteste de um dos maiores pilotos de todos os tempos e ídolo esportivo supremo deste que vos escreve.
Em 1987 a Williams acabou fazendo o famoso barba, cabelo e bigode, conseguindo o campeonato e vice-campeonato de pilotos e campeonato de equipes.
A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, com número de série 400 870006 e limitada a 6.480 peças. Faz parte da World Champion Edition.
Cores: Amarelo, Azul e Branco
Patrocinadores: Canon, Honda, Tactel, ICI, Mobil 1, Goodyear, Denin, Belfe
Patrocinadores: Canon, Honda, Tactel, ICI, Mobil 1, Goodyear, Denin, Belfe
Vitórias: 9 (6 Mansell, 3 Piquet)
Pole Positions: 12 (8 Mansell, 4 Piquet)
Podiums: 18 (11 Piquet, 7 Mansell)
Voltas mais rápidas: 7 (4 Piquet, 3 Mansell)
Pontos:134 (73 Piquet, 61 Mansell)
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