sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Porsche 356 Cabriolet 1954


O 356 foi o primeiro modelo de fato fdabricado pela Porsche, entre os anos de 1948 e 1965

A denominação 356 faz alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche. Apesar da marca Porsche estar intimamente relacionada ao modelo 911, esses modelos dos primeiros anos da Porsche são muito valorizados hoje em dia, não necessariamente pelo seu desempenho ou esportividade, mas por sua raridade, beleza e valor histórico. 

A princípio muito parecido com as derivações do Volkswagen Fusca que surgiram no pós-guerra, o 356 pavimentou o caminho para a formação da marca de esportivos como é hoje, servindo de base para o desenho do seu modelomais famoso, o 911, e definindo o paradigma do que se conhece por "Porsche" atualmente. Poucas unidades do 356 foram trazidas para o Brasil, e o modelo gerou um certo mercado para réplicas de fibra, sobretudo na época da proibição das importações, durante a ditadura.

A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do Volkswagen Fusca do pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último - Dr. Ferdinand Porsche, seu filho Ferry Porsche e o projetista austríaco Erwin Komenda.


Existe uma certa controvérsia quanto ao fato deste ser mesmo o primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra, porém tal veículo na verdade foi uma modificação do Fusca pré-guerra encomendada à Ferdinand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma corrida específica na itália. 

É evidente que o desenho inspirou diretamente o primeiro protótipo do 356 (um modelo "spider" com motor central, adequadamente conhecido como "Number 1"). Sua condição de "Fusca modificado", entretanto, torna difícil classificá-lo como um produto da empresa que hoje conhecemos como Porsche.


Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que levasse o nome da família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen pertencia ao governo alemão). Sua idéia original era construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós guerra forçaram o uso de peças do Fusca (motor, transmissão, etc.). Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de alumínio, dando forma ao primeiro protótipo, um modelo "spider" (sem capota e com dois lugares) prateado, com motor central.

Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a firma originalmente se instalara) (haverá outro post específico sobre a miniatura deste modelo). Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroceria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroceria (coupé, roadster, conversível) e motor (do 1.1L original até o 2.0L). 

Aposentado em 1965, modelos bem conservados do 356 podem atingir preços bem altos hoje em dia.

 
Várias modificações marcaram os 27 anos de produção do 356. Existiram quatro modelos principais (seis, se contarmos separados o protótipo e a série Gmünd), além de algumas séries especiais, conforme descrito na linha do tempo abaixo:

Linha do tempo:

  • 1932 - Início do projeto "Volksauto"
  • 1936 - Finalizado o projeto do motor que viria a equipar o Fusca e, posteriormente, o 356
  • 1939 - VW Aerocoupe
  • 1947 - Prótótipo Nr. 1
  • 1948, 1949, 1950 - Série 356 Coupé Gmünd
  • 1949/1955 - 356, modelo de produção
  • 1955/1959 - 356 A
  • 1959/1963 - 356 B
  • 1963 - 356 C
O modelo da foto é o 356 Cabriolet Stuttgart 1954, fabricado pela Minichamps em escala 1/43, número de série 400065030 e edição limitada a 3.024 peças.

Em minha opinião o mais belo carro fabricado em todos os tempos!

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