A denominação 356 faz
alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche.
Apesar da marca Porsche estar intimamente relacionada ao modelo 911,
esses modelos dos primeiros anos da Porsche são muito valorizados hoje
em dia, não necessariamente pelo seu desempenho ou esportividade, mas
por sua raridade, beleza e valor histórico.
A princípio muito parecido com as derivações do
Volkswagen Fusca que surgiram no pós-guerra, o 356 pavimentou o caminho
para a formação da marca de esportivos como é hoje, servindo de base para o desenho do
seu modelomais famoso, o 911, e definindo o paradigma do que se conhece por "Porsche"
atualmente. Poucas unidades do 356 foram trazidas para o Brasil, e o modelo
gerou um certo mercado para réplicas de fibra, sobretudo na época da
proibição das importações, durante a ditadura.
A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen
e da própria Porsche. Derivado diretamente do Volkswagen Fusca do
pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do
Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste
último - Dr. Ferdinand Porsche, seu filho Ferry Porsche e o projetista austríaco Erwin Komenda.
Existe uma certa controvérsia quanto ao fato deste ser mesmo o
primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra,
porém tal veículo na verdade foi uma modificação do Fusca pré-guerra
encomendada à Ferdinand Porsche pela própria Volkswagen, construído para
uma corrida específica na itália.
É evidente que o desenho inspirou
diretamente o primeiro protótipo do 356 (um modelo "spider" com motor
central, adequadamente conhecido como "Number 1"). Sua condição de "Fusca
modificado", entretanto, torna difícil classificá-lo como um produto da
empresa que hoje conhecemos como Porsche.
Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche
decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que levasse o
nome da família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche,
a Volkswagen pertencia ao governo alemão). Sua idéia original era
construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós
guerra forçaram o uso de peças do Fusca (motor, transmissão, etc.).
Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de
madeira onde foram marteladas placas de alumínio, dando forma ao
primeiro protótipo, um modelo "spider" (sem capota e com dois lugares)
prateado, com motor central.
Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de
alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos
como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a firma originalmente se instalara) (haverá outro post específico sobre a miniatura deste modelo).
Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroceria em aço, que
gradualmente evoluiu durante os anos em carroceria (coupé, roadster,
conversível) e motor (do 1.1L original até o 2.0L).
Aposentado em 1965,
modelos bem conservados do 356 podem atingir preços bem altos hoje em
dia.
Várias modificações marcaram os 27 anos de produção do 356. Existiram
quatro modelos principais (seis, se contarmos separados o protótipo e a
série Gmünd), além de algumas séries especiais, conforme descrito na
linha do tempo abaixo:
Linha do tempo:
- 1932 - Início do projeto "Volksauto"
- 1936 - Finalizado o projeto do motor que viria a equipar o Fusca e, posteriormente, o 356
- 1939 - VW Aerocoupe
- 1947 - Prótótipo Nr. 1
- 1948, 1949, 1950 - Série 356 Coupé Gmünd
- 1949/1955 - 356, modelo de produção
- 1955/1959 - 356 A
- 1959/1963 - 356 B
- 1963 - 356 C
O modelo da foto é o 356 Cabriolet Stuttgart 1954, fabricado pela Minichamps em escala 1/43, número de série 400065030 e edição limitada a 3.024 peças.
Em minha opinião o mais belo carro fabricado em todos os tempos!
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