quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sauber Mercedes C9 - Le Mans 1989


O Sauber Mercedes C9, pertenceu ao Grupo C de carros de corrida protótipos, introduzido em 1987, como continuação da parceria entre a Sauber como construtora e a Mercedes-Benz como fornecedora de motores, para o World Sportscar Championship.


A Mercedes-Benz havia se retirado das competições internacionais de automobilismo em 1955, depois de um terrível acidente com um de seus carros em Le Mans, que resultou na morte de 78 espectadores da prova. 

Por outro lado, a equipe suíça de Peter Sauber, buscava o suporte da Mercedes-Benz para motorizar seu carro (C9), para o Campeonato Mundial de Esportes Protótipos, tendo conseguido apoio oficial para o ano de 1988.


Depois de um ano de trabalho conjunto, a fábrica alemã se integrou de tal maneira ao projeto, que capitaneou o patrocínio geral da equipe, pintando o Sauber C9 de 1989 com o tradicional prata, que remontava às lendárias Flechas de Prata das décadas de 1930 a 1950. 

Assim, a Sauber, com 3 modelos C9, participou das 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional corrida de veículos do planeta, tendo conseguido vitória já neste ano.

O C9 foi projetado por Leo Ress e contava com um motor V8, desenvolvido sobre a base de um motor de série da Mercedes, o que se supunha ser outro grande fato para o projeto. O esqueleto do C9 era composto por um rígido monocoque de onde se integrava o cockpit e os sistemas de proteção para o piloto. Virtualmente, cada componente do chassi, foi desenvolvido diretamente sobre tubos de alumínio, sendo o motor Mercedes Benz V8 parte integrante deste chassi. Como no caso dos modernos F1, a caixa de câmbio e a suspensão traseira foram integrados no mesmo motor. O Sauber C9 foi um “wing-car” (carro-asa, por sinal banidos da F1 na primeira metade da década de 1980) desenvolvido para dispor do máximo efeito solo em grandes velocidades. O desenho aerodinâmico inicial foi completado em túnel de vento nas instalações da Mercedes, chegando-se a realizar cerca de 320 configurações diferentes antes do primeiro C9 ser construído. Como resultado final, a Sauber e a Mercedes tinham um carro extremamente rápido, eficiente e um dos mais belos bólidos de corrida já fabricados.

A miniatura da foto, fabricada pela IXO, em escala 1/43, número de série LM1989, representa o carro de número 63, pilotado pelos alemães Jochen Mass, Manuel Reuter e pelo sueco Stanley Dickens, que venceram a corrida de Le Mans de 1989, em uma exibição de gala das “flechas de prata”.

Cores: Prata e preto
Patrocinadores: Mercedes-Benz, ST, AEG, Castrol, Michelin, Bilstein.

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