sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Lotus Renault 97T - GP Portugal 1985



A Lotus 97T, de 1985, concebida pelos projetistas Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie, foi uma evolução do carro do ano anterior, o 95T. Para 1985 a Lotus manteve o experiente italiano Elio de Angelis e substituiu o inglês Nigel Mansell (que foi para a Williams) pela então revelação brasileira, Ayrton Senna, que havia feito uma grande temporada de estréia, a bordo do modesto Toleman TG184.

O 97T utilizada o poderoso motor Renault EF4B/15 Turbo V6, que tinha potência de 900 cavalos em sua configuração de corrida mas que chegava a absurdos 1.200 cvs de potência quando das qualificações. Entretanto este era o último ano da Renault na F1 e para o ano seguinte a Lotus assinaria com a Honda para fornecer motores.

Em 1985 a Lotus concebeu um grande carro e reencontrou o caminho para as vitórias, que haviam cessado em 1982 - a equipe fundada por Colin Chapman passou a ser dirigida por Peter Warr desde a morte do gênio projetista inglês. Senna fez corridas espetaculares e de Angelis um bom campeonato, mas foi ofuscado por seu companheiro de equipe, fato este que faria com que se retirasse para a Brabham para o ano seguinte.

Certamente um dos mais belos carros de corrida de todos os tempos, com a clássica pintura da marca de cigarros John Player Special - preta e bege (não é dourada!!! a Lotus só foi preta e dourada na época de Emerson Fittipaldi. Depois ficou preta e bege!!!).

A miniatura da foto, de minha coleção, representa o carro com o qual Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na F1, no GP de Portugal de 1985. Fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, limitada a 9.194 peças (a minha é a numerada 0919) e tem, como principais detalhes, a belíssima caixa comemorativa e o carro com pneus de chuva.

Cores: Preto e bege
Patrocinadores: John Player Special, Olympus, Renault, Goodyear
Vitórias: 3 (2 Senna, 1 de Angelis)
Poles Positions: 8 (7 Senna, 1 de Angelis)
Voltas mais rápidas: 3 (todas com Senna)
Podiums: 9 (6 Senna, 3 de Angelis)
Pontos: 71 (38 Senna, 33 de Angelis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário