O TG184 foi o modelo utlizado pela equipe Toleman a partir da quinta corrida da temporada de 1984 da Fórmula 1. Antes da sua estréia a equipe usou os TG183B, versão brevemente atualizada do carro usado na temporada de 1983.
O TF184 foi projetado Rory Byrne (que conquistou sua glória como projetista dos carros que levaram Michael Schumacher a todos os seus séte títulos - dois na Benetton e cinco na Ferrari) e Pat Symonds (vencedor de dois mundiais com a Renault e Fernando Alonso).
O potencial do carro ficou evidente logo no início com um segundo lugar em apenas seu segundo GP, quando o então novado Ayrton Senna conquistou seu primeiro pódium na controversa corrida de Mônaco de 1984 (muitos - inclusive eu, que não sou sennista - acham que Senna venceu a prova e não Alain Prost). Senna ainda conquistaria mais dois terceiros lugares naquele ano, nos GPs da Inglaterra e de Portugal.
O TG184 também foi pilotado pelo venezuelano Johnny Cecotto, pelo sueco Stefan Johansson e pelo italiano Pierluigi Martini.
A minitatura da foto foi fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, número de série 540 84439 e representa o carro usado por Senna na temporada de 1984. Senna usou, ainda, o antigo Toleman TG 183 nas quatro primeiras corridas da temporada (futuramente será analisado aqui neste blog) e, no GP de Portugal, usou uma pintura diferente do TG184 (também será objeto de post no futuro). Johnny Cecotto, companheiro de Senna, também usou uma pintura diferente durante a temporada. Posteriormente veremos estas miniaturas aqui.
Patrocinadores: Candy, Segafredo,Michelin, Agip, Koni, Sergio Tacchini, Champion
Vitórias: 0
Poles Positions: 0
Voltas mais rápidas: 1 (Senna)
Podiums: 3 (Senna)
Pontos: 13 (Senna)
Nenhum comentário:
Postar um comentário