Na temporada de 1976 a Tyrrell introduziu um dos mais inusitados e inovadores carros de Fórmula 1 de todos os tempos: o modelo P34, guiado naquele ano pelo sul-africano Jody Scheckter e pelo francês Patrick Depailler.
O P34 era um carro com 6 (isso mesmo SEIS) rodas, sendo quatro rodas dianteiras de 10
polegadas (ligeiramente menores do que as rodas dos demais carros) e duas rodas traseiras, de tamanho normal. Para além dessa característica única na Formula 1, o P34 dispunha de duas pequenas “janelas” para que o piloto
pudesse ver as pequenas rodas dianteiras.
O fato das rodas dianteiras
serem de dimensões menores permitiu que a parte frontal do carro fosse
mais estreita e que a estrutura dianteira as cobrisse quase
completamente, o que dava ao carro um menor atrito aerodinâmico.
As
vantagens do Tyrrell P34 evidenciavam-se mais nos circuitos lentos e
sinuosos, devido ao poder de frenagem e melhor aderência, mas com a
evolução que foi tendo ao longo do campeonato demonstrou que também era
competitivo nos outros circuitos e disso é prova alguns segundos lugares
que conseguiu em provas mais rápidas no final do ano.
Apesar de ser um
carro bastante equilibrado e competitivo, não era
excepcional, na medida em que lhe faltava capacidade real de evolução. Uma das grandes
desvantagens que teve que enfrentar foi o fato da Goodyear ter que
desenvolver pneus de 10 polegadas que mais nenhuma equipe utilizava. E
isso fez com que a Goodyear, a determinada altura, tivesse deixado a
Tyrrell em desvantagem em relação aos adversários porque tinha que optar
entre ter pneus mais evoluídos atrás do que à frente e um carro mais
desequilibrado ou então optar pelos pneus mais antigos, logo menos
eficazes, e um carro mais equilibrado. Além disso, a suspensão e direção do bólido eram complexos, de difícil acerto e manutenção. Outra desvantagem era de cada vez
que o carro ia sofrendo evoluções tornava-se mais pesado.
O P34 também foi utilizado na temporada de 1977. Foram duas versões deste modelo usada naquele ano, uma praticamente igual ao modelo de 1976 e outra mais longa, utilizada em circuitos mais rápidos. Trataremos de ambas em posts futuros. No entanto em 1977 o carro já não conseguiu acompanhar seus concorrentes e passou a ter resultados aquem dos esperados.
A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, número de série 430
760003 e representa o modelo guiado por Scheckter na temporada de 1976.
Patrocinadores: Elf, Goodyear.
Cores: Azul e amarelo
Vitórias: 1 (Scheckter)
Pole-position: 1 (Scheckter)
Pole-position: 1 (Scheckter)
Podiums: 12 (7 Depailler, 5 Scheckter)
Melhores voltas: 2 (1 Scheckter, 1 Depailler)
Melhores voltas: 2 (1 Scheckter, 1 Depailler)
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