sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lotus Ford 72D - 1972


Entrando em clima de Dia dos Pais, resolvi postar um dos carros prediletos de meu Papi: O lendário e belíssimo Lotus 72D, um dos mais representativos carros de corrida de todos os tempos.
O Lotus 72D continuava a explorar as potencialidades do conceito de forma em cunha que Colin Chapman introduziu com o Lotus 72 em 1970. Este Lotus 72D permitiu que Emerson Fittipaldi se tornasse no primeiro piloto brasileiro a conquistar o título de Campeão do Mundo de Formula 1 em 1972. Emerson, naquele ano, seria o mais jovem campeão de F1 (25 anos, oito meses e 29 dias), sendo superado somente mais de três décadas depois pelo espanhol Fernando Alonso, campeão de 2005 com a Renault.

O Lotus 72D tinha uma área frontal plana (em forma de cunha), com radiadores localizados aos lados do piloto e à frente do motor. A carroçaria era afilada o que ajudava na aerodinâmica. O aerofólio traseiro era de dimensões consideráveis o que melhorava a velocidade em reta e o apoio em curva. Merece destaque a bela forma que a Lotus usou para celebrar suas conquistas de pódios: cada carro tinha marcados na traseira da asa o número de vezes que tinha alcançado. O modelo 72 deu à Lotus 20 vitórias, assim distribuídas: 72C (5 vitórias), 72D (7 vitórias) e 72E (8 vitórias).
O Lotus 72D também inovou, foi dos primeiro carros a utilizar a entrada de ar para o motor que estava colocada atrás da cabeça do piloto e acima do Santo Antônio.

Também foi em 1972 que a Lotus apareceu com o patrocínio da John Player Special (JPS). Este patrocínio permitiu à Lotus um encaixe financeiro considerável e fundamental para a evolução e sucesso da equipe, pois Colin Chapman encontrou novamente a motivação que tinha perdido com a morte de Jochen Rindt em 1970. Fittipaldi era agora o primeiro piloto e Dave Walker (australiano) era o segundo, imposto pelo patrocinador. Obviamente Fittipaldi receberia todas as atenções da equipe, considerando ser um piloto com vitórias e reconhecido potencial para ser campeão, ao passo em que Dave Walker não possuia essas qualidades.
Emerson Fittipaldi venceu o campeonato com 61 pontos (5 vitórias), Stewart é segundo com 45 pontos (4 vitórias). A Lotus conquista o título de construtores com 61 pontos (5 vitórias).

A miniatura da foto é de fabricação da Minichamps (número de série 430 720008), em escala 1/43, representando o carro de número 8, utilizado por Emmo na temporada de 1972. A miniatura é quase perfeita, tendo somente um defeito: não possui a marca John Player Special, principal patrocinador do carro, motivo das cores preto e dourado, que tornaram lendárias as Lotus assim pintadas. Todavia, por se tratar a JPS de um fabricante de cigarros e estes sofrerem restrições de propaganda em todo o mundo, fato que levou a Minichamps retirou as inscrições referentes a cigarro de todas suas miniaturas. Deveria ter feito como a Spark, que não coloca as marcas diretamente nos carros, mas envia as inscrições em forma de decals, que podem ser aplicados pelos colecionadores, caso queiram (não conheço um que não tenham colocado, pois essas marcas aumentam a fidelidade do modelo).

Os pilotos do Lotus 72D em 1972 foram: Emerson Fittipaldi, Dave Walker, Dave Charlton, Tony Trimmer e Reine Wisell.
Cores: Preto e dourado
Patrocinadores: John Player Special (não representado na miniatura, por conta da restrição da publicidade de cigarros), Ford, Firestone e Texaco
Vitórias: 5 (Todas com Fittipaldi)
Pole-position: 3 (Todas com Fittipaldi)
Melhores voltas: 0
Podiums: 5 (Todos com Fittipaldi)
Pontos: 61 (Todos com Fittipaldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário