domingo, 15 de julho de 2012

Capacetes - Nelson Piquet - 1990






Depois de uma semana bem corrida, resolvi lançar uma nova seção no blog, dedicada exclusivamente a capacetes de pilotos.

Já li em algum lugar que o automobismo é um esporte muito frio, por não ser possível se ver as expressões faciais dos pilotos e muitas vezes não se pode reconhecer quem está guiando determinado carro.

Discordo desta opinião, na medida em que os capacetes são a carteira de identidade de cada piloto. Quem não reconheceria o clássico modelo de Ayrton Senna? Quem passa a acompanhar o esporte consegue identificar quem guia o carro somente visualizando o casco.

Os capacetes já foram mais representativos de cada piloto. Nos últimos anos a moda de Vettel mudar a pintura a cada corrida (muitos pilotos mudam substancialmente suas pinturas de um ano para outro) estão tornando a identificação um pouco mais difícil. Uma pena, pois achava sensacional identificar Mansell, Prost, Alesi, Nannini e tantos outros sem precisar conferir as letrinhas na tela da TV.

Para iniciar a seção, um dos modelos do meu ídolo Nelson Piquet.

Piquet sempre utilizou esta pintura (com pequenas variações ao longo dos anos). Sempre com as gotas (forma aerodinâmica mais perfeita que pode existir) nas laterais e no topo do capacete. Ao redor das gotas, faixas no formato de uma costura de uma bola de tênis (Piquet era ótimo tenista homenageou seu outro esporte na sua pintura). Pintura simples, formas harmoniosas, com excelente contraste de cores! Um clássico!

O capacete das fotos foi usado no seu primeiro ano de Benetton, em 1990. Em minha opinião o mais bonito que Nelsão usou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário