quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dodge (Chrysler) Viper SRT-10


O Dodge Viper é um super esportivo que começou a ser fabricado com um motor V10 de 405cv de potência a  4.600 rpm.

O Viper foi concebido como um histórico assumir o clássico americano. O AC Cobra, foi uma fonte de inspiração. Alguns viram alegações de parentesco com o Cobra como um exercício no mercado, ignorando que Carroll Shelby (lendário piloto/fabricante, bastante associado à Ford, principalmente aos modelos GT e Mustang GT500) foi fortemente envolvido na concepção inicial do Viper, e posterior concepção do Viper Coupe GTS. Emerson Fittipaldi foi outro grande nome do automobilismo ligado ao modelo. Vi diversas reportagens do "Rato" falando do carro na época de seu lançamento.

O Viper foi concebido inicialmente em 1988, no final da Chrysler Advanced Design Studios. Em fevereiro do ano seguinte, Bob Lutz Chrysler presidente sugeriu a Tom Gale em Chrysler Design que a empresa deve considerar uma produção moderna do Cobra, um modelos de argila foi apresentado ao Lutz alguns meses mais tarde. O carro apareceu como um conceito, o North American International Auto Show em 1989. Este conceito foi originalmente chamado de Copperhead devido à sua baixa, grande aparência, característica dos répteis. Posteriormente teve seu nome mudado para Viper (Víbora, em inglês).

O Dodge Viper sofreu uma grande reformulação em 2003, cortesia da DaimlerChrysler e o grupo Street Racing Technology (SRT), surgindo o novo Viper SRT-10 (da chamada terceira geração), exatamente o modelo representado pela miniatura do post.

Nenhum Viper modelo 2007 foi produzido, em vez disso, a Chrysler preferiu dar ao modelo de 2006 um funcionamento prolongado enquanto preparava a atualização do modelo 2008. O último Viper foi fabricado em 2010, reflexo da grave crise financeira que afetou a indústria automobilística americana. Entretanto, a Fiat (que adquiriu o grupo Chrysler), já declarou que pretende retomar a produção do modelo em breve.

O modelo da foto é fabricado pela IXO, em escala 1/43 e representa o Viper SRT-10 Conversível, ano 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário