terça-feira, 31 de julho de 2012

McLaren MP4/22 - GP Canadá 2007


O MP4-22 foi o modelo utilizado pela McLaren na temporada de 2007 da Fórmula 1. A equipe vinha de uma temporada apagada e resolveu mudar de ares. 

No final de 2006 a McLaren perdeu seus dois pilotos. Kimi Raikkonen, foi para a Ferrari para substituir o heptacampeão Michael Schumacher e Juan Pablo Montoya que, claramente desmotivado com o circo da F1, abandonou a carreira nos monopostos para se dedicar à NASCAR americana. Assim, equipe inglesa de Woking apostou todas as fichas numa grande reformulação, que seria liderada pelo bi-campeão mundial Fernando Alonso, que estava de saída da Renault, e no novato Lewis Hamilton, que tinha acabado de vencer o campeonado da GP2 e era protegido de Ron Dennis desde a época do kart.

Entretanto a relação explosiva de Alonso e Hamilton (este último claramente protegido por Dennis) mostrou-se um verdadeiro desastre, tendo em vista que, apesar de liderarem o campeonato, não conseguiram conter a grande recuperação de Raikkonen na fase final do certame (Kimi venceu o campeonato somente na última corrida, no GP do Brasil, com ajuda de Felipe Massa, que cedeu o primeiro posto para o finlandês conquistar a vitória e o título da temporada).


É de se destacar que a Ferrari somente conquistou o título de construtores apenas por conta da punição aplicada à equipe McLaren, em virtude do famoso caso de espionagem  que ficou conhecido por Stepneygate (em referência ao caso de Watergate, que derrubou o presidente norte-americano Richard Noxon) que conturbou a segunda metade da temporada da F1, com a comprovação de que o engenheiro Mike Coughlan, da McLaren, recebeu do ex-engenheiro da Ferrari Nigel Stepney, informações confidenciais da equipe italiana.

O carro da foto é de minha coleção e representa o modelo guiado por Lewis Hamilton em sua primeira vitória na F1, no GP do Canadá. Fabricado pela Minichamps, em escala 1/43, edição limitada a 9.999 peças e com número de série 530074322.
   
Cores: Prata cromado, vermelho e preto.
Patrocinadores: Vodafone, Mercedes-Benz, Mobil 1, Johnnie Walker, Mutua Madrilenha, Santander, Aigo, Schuco, Henkel, Hilton, SAP, Bridgestone.

Vitórias: 8 (4 Alonso, 4 Hamilton)

Pole-positions: 8 (6 Hamilton, 2 Alonso)

Melhores voltas: 5 (3 Alonso, 2 Hamilton)

Podiums: 24 (12 Alonso, 12 Hamilton)

Pontos: 218 (109 Hamilton, 108 Alonso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário