quarta-feira, 4 de julho de 2012

Renault R26 - 2006


O R26 foi o modelo da Renault da temporada de 2006 da F1. Foi guiado pelo espanhol Fernando Alonso e pelo italiano Giancarlo Fisichella. O R26 foi uma evolução do R25, carro que deu o primeiro título de construtores para a equipe (que já havia vencido, como fornecedora de motores, diversos campeonatos com a Williams, na década de 1990) e de pilotos para Alonso.
Com o R26 a Renault tinha em mãos uma nova arma que deu tanto a ela quanto a Alonso os títulos de 2006. Era um carro extremamente rápido, com grande aderência e que utilizava ao máximo os pneus Michelin e possuia inúmeros apêndices aerodinâmicos. Um carro belíssimo, com uma combinação de cores, em minha opinião, das mais bonitas de todos os tempos (tanto que são minhas cores usadas em carros de controle remoto on-road de competição).
A miniatura da foto é em escala 1/43, fabricada pela Minichamps (número de série 400 060101), representando o carro de número 1, guiado por Fernando Alonso no GP da Inglaterra. Esta miniatura faz parte de uma edição limitada, com produção de somente 9.432 exemplares para todo o mundo. O grande detalhe diz respeito à pintura do carro. Como não era possível usar o nome do principal patrocinador, a Mild Seven, por esta ser fabricante de cigarros, a Renault usava diversas modificações em suas pinturas ao longo da temporada para preencher os locais destinados à main sponsor. No caso do GP da Inglaterra foi utilizado um leão, símbolo da casa real inglesa. Em minha opinião ficou belíssimo.

Também foi o último modelo de efetivo destaque na Renault, como equipe na F1. Em 2010 a equipe foi vendida para grupo de envestimentos Genii, que em 2011, a rebatizou de Lotus, usando as clássicas cores preto e dourado. A Renault continua como fornecedora de motores e venceu mais 2 títulos com a Red Bull Racing e Sebastian Vettel.

Cores: Azul Claro, Amarelo e Azul Escuro
Patrocinadores: Mild Seven, Renault, Elf, Hanjin, Telefonica, Mode, Guru, Michelin, Chronotech, Magneti Marelli, Veritas, Alpinestar, Mutua Madrilenã.
Vitórias: 8 (7 Alonso, 1 Fisichella)
Pole-positions: 7 (6 Alonso, 1 Fisichella)
Melhores voltas: 5 (Todas com Alonso)
Podiums: 19 (14 Alonso, 5 Fisichella)
Pontos: 206 (134 Alonso, 72 Fisichella)

Nenhum comentário:

Postar um comentário