quarta-feira, 18 de julho de 2012

Williams BMW FW26 - 2004


O FW26 foi um bólido de Fórmula 1 projetado e construído pela Williams F1 Team para a temporada 2004. O projeto do carro foi liderado por Patrick Head, Gavin Fisher e Terzi Antonia e o modelo foi pilotado pelo alemão Ralf Schumacher e pelo colombiano Juan Pablo Montoya (o espanhol Marc Gene e o brasileiro Antônio Pizzonia também pilotaram o modelo em corridas, substituindo Ralf Schumacher após este ter sofrido um acidente no GP do Canadá). O FW26 foi alimentado por um motor V10 de 3.0 BMW, um dos mais poderosos na F1 naquela temporada.

A Williams havia terminado a temporada de 2003 em excelente forma e, por este motivo, gerou-se uma grande expectativa para o ano de 2004. Frank Williams supervisionou o projeto do novo carro com o objetivo de vencer a competição. Para tanto usou  um pacote aerodinâmico revolucionário, com um frente radical para a época, característica esta que deu o apelido de "Dentes de Sabre" (ou "Morsa") ao carro, considerando que a asa dianteira era ligado ao bico do carro por longarinas bastante inclinadas, que lembravam os dentes dos animais aos quais o carro foi relaccionado. Em minha opinião o carro era muito bonito e arrojado.

O FW26 mostrou rápido na pré-temporada de testes e Montoya foi apontado como um dos favoritos ao título, mas durante a temporada o carro do próprio revelou-se difícil de configurar e era inconsistente, com Montoya e Schumacher ambos lutando para maximizar o potencial do carro. O carro sempre era superado pelas Renaults, McLarens e, principalmente, pelas Ferraris.

Na segunda metade da temporada a equipe redesenhou o bico do carro, passando a usar uma forma mais convencional, o que ajudou a trazer um aumento de competitividade para o carro, mas não o suficiente para bricar pelo almejado título.

A miniatura da foto é de minha coleção, em escala 1/43, fabricada pela Minichamps, representando o carro de número 3, guiado pelo colombiano Juan Pablo Montoya.

Cores: Azul Escuro, Branco e Prata.
Patrocinadores: HP, Allianz, BMW, Castrol, Petrobrás, NiQuitinCQ, Reuters, Michelin, FedEx, Bud, Reuters, Hamleys e CCTV.
Vitórias: 1 (Montoya)
Pole-positions: 1 (R. Schumacher)
Melhores voltas: 2 (Montoya)
Podiums: 4 (3 Montoya, 1 R. Schumacher)
Pontos: (58 Montoya, 24 R. Schumacher, 6 Pizzonia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário