segunda-feira, 2 de julho de 2012

De Tomaso Pantera GTS - 1974


Piloto que chegou a correr na F-1, Alejandro De Tomaso era argentino, mas fez sua carreira de construtor de veículos em Modena, mesma cidade natal da Ferrari. Alejandro começou construindo o chassi que usaria nas pistas adicionando um motor da Maserati e, mais tarde, da Ford, mas foi como criador de superesportivos que ele encontrou seu caminho, mesmo em meio à farta concorrência local. O primeiro modelo de rua da marca surgiu no Salão de Turim de 1963. Era o Vallelunga, com seu motor 1.5 do Ford Cortina. Em 1966 veio o Mangusta, desenhado por Giorgetto Giugiaro, e em 1970 chegou a obra-prima de De Tomaso, o Pantera.

Foi o ápice da parceria entre a marca e a Ford, que já havia tentando comprar a Ferrari. Lançado no Salão de Nova York, o Pantera era uma releitura dos sucessos da Ford em corridas nos anos 60, em especial o GT 40. Sobre estrutura monobloco, sua carroceria de aço desenhada pelo americano Tom Tjaarda, do estúdio Ghia, era moderna e tipicamente italiana. Atrás dos bancos ficava o motor Ford V8 351, de 5,8 litros e 310 cv, e o câmbio manual ZF de cinco marchas. Ele ia de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingia 260 km/h.

O Pantera faz jus a seu nome: suas respostas são agressivas e a aceleração, violenta. Dosar o pé é essencial. Bem atrás do piloto, o motor faz o corpo todo vibrar. Pelo retrovisor, vê-se o filtro de ar trepidar. Sentem-se as imperfeições do asfalto nas mãos. O cinto de segurança pode ser usado nos três pontos, só na faixa abdominal ou só na transversal. Os engates do câmbio são facilitados pela grelha clássica, embora a alavanca e a embreagem sejam relativamente pesadas.

A parceria De Tomaso e Ford se encerrou no fim de 1974 e, com ela, a importação do Pantera para os EUA, mas o modelo foi fabricado até o ano de 1991, com diversas modificações ao longo dos anos.

O Pantera foi amplamente utilizado em pistas de corrida de todo o mundo e, até os dias de hoje é celebrado como um dos grandes super-esportivos da história.
A foto ilustrativa é de outra miniatura de minha coleção, fabricada pela IXO em escala 1/43, representando o Pantera GTS ano 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário