quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Porsche GT1 - 24 Horas de Le Mans 1998


O GT1 foi o bólido com o qual a Porsche conquistou sua última vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1998, pilotado pelo escocês Allan McNish e pelos franceses Laurent Aiello e Stéphane Ortelli.

O início dessa vitória começou em 1995, quando o McLaren-BMW venceu a edição desse de Le Mans. A Porsche começou então a preparar um modelo novo capaz de bater o McLaren. O novo Porsche 911 GT1 esteve em preparação no Estoril em Março de 1996 e logo deu provas de que poderia rivalizar com o McLaren.

Em Junho de 1996 dois Porsche GT1 de primeira geração participaram nas 24 Horas de Le Mans tendo terminado na segunda e terceiras posições, atrás do Porsche WSC vencedor. Ao longo do ano, o GT1 provou ser o carro mais rápido do Campeonato BPR.

Com a alteração dos regulamentos, para 1997, que limitavam os motores turbo e proibiam a utilização do ABS, o GT1 não conseguiu nenhuma vitória naquele campeonato.

Mas em 1998, depois de mais algumas alterações introduzidas, tais como o chassi chassis em fibra de carbono, o GT1 conquiestou a vitória em Le Mans.

Em minha opinião, o GT1 de 1998 é o mais belo protótipo de corridas já feito. Elegante, arrojado, com uma pintura simples e belíssima.

Seguindo um caminho contrário ao costumeiro, o Porsche GT1 nasceu para as pistas e só depois, para cumprir com o regulamento, ganhou sua versão de rua, que teve produção limi
tadíssima, reduzida a somente 20 unidades, que habitam garagens de poucos e felizardos milionários ao redor do mundo.
 
A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela IXO, em escala 1/43.

Cores: Branco, azul e vermelho.
Patrocinadores: Porsche, Mobil 1, IBM, Michelin, H&R, Bilstein, BBS, 3d Systems, Sandtler, Hazet, UPS Worldwide Express, Sioux, Carlo Colucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário