sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mitsubishi Lancer EVO Rally de Portugal 2001



O Mitsubishi Lancer EVO 6.5 foi introduzido pela fabricante japonesa no Campeonato Mundial de Rally (WRC) em 2001 e permitiu ao finlandês Tommi Makinen lutar novamente pelo título de campeão até à última prova. 

Makinen havia conquistado o WRC por 4 anos consecutivos, entre 1996 a 1999, sempre guiando os Lancer preparados pela divisão de competição Mitsubshi, a Ralliart.

Em 2000, o finlandês não teve um carro suficientemente competitivo e acabou o campeonato apenas no 5º lugar.


Para 2001, a Mitsubishi melhorou o modelo do ano anterior, o EVO 6, designando-o de EVO 6.5, que permitiu Makinen fazer um excelente início de campeonato. Entretanto, na segunda metade do campeonato a Mitsubishi introduziu o novo Lancer, o WRC (também conhecico como EVO 7), que implicou em perda de rendimento de Makkinen nesta fase do campeonato. Não obstante a queda de rendimento Makkinen chegou à última etapa do WRC com chances de título, mas acabou ficando somente em terceiro lugar  na classificação geral, perdendo o título para o inglês Richard Burns (da Subaru) e atrás do escocês Colin McRae (da Ford).
 
 
A miniatura da foto é de minha coleção, fabricada pela IXO em escala 1/43, número de série RAM005, e representa o  Mitsubishi Lancer Evo 6.5 com o qual Tommi Makkinen e o seu co-piloto Risto Mannisenmaki obtiveram sua 22ª vitória no WRC, no Rali de Portugal de 2001.
 
 
Cores: Vermelho, branco, preto e prata
Patrocinadores: Marlboro, Mitsubishi, Ralliart, Michelin, AND, Solverde, OMP, Einkel, PIAA, NGK, TAP, Peltor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário