quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tyrrell P34 - 1976


Na temporada de 1976 a Tyrrell introduziu um dos mais inusitados e inovadores carros de Fórmula 1 de todos os tempos: o modelo P34, guiado naquele ano pelo sul-africano Jody Scheckter e pelo francês Patrick Depailler.

O P34 era um carro com 6 (isso mesmo SEIS) rodas, sendo quatro rodas dianteiras de 10 polegadas (ligeiramente menores do que as rodas dos demais carros) e duas rodas traseiras, de tamanho normal. Para além dessa característica única na Formula 1, o P34 dispunha de duas pequenas “janelas” para que o piloto pudesse ver as pequenas rodas dianteiras.

O fato das rodas dianteiras serem de dimensões menores permitiu que a parte frontal do carro fosse mais estreita e que a estrutura dianteira as cobrisse quase completamente, o que dava ao carro um menor atrito aerodinâmico.

As vantagens do Tyrrell P34 evidenciavam-se mais nos circuitos lentos e sinuosos, devido ao poder de frenagem e melhor aderência, mas com a evolução que foi tendo ao longo do campeonato demonstrou que também era competitivo nos outros circuitos e disso é prova alguns segundos lugares que conseguiu em provas mais rápidas no final do ano.

Apesar de ser um carro bastante equilibrado e competitivo, não era excepcional, na medida em que lhe faltava capacidade real de evolução. Uma das grandes desvantagens que teve que enfrentar foi o fato da Goodyear ter que desenvolver pneus de 10 polegadas que mais nenhuma equipe utilizava. E isso fez com que a Goodyear, a determinada altura, tivesse deixado a Tyrrell em desvantagem em relação aos adversários porque tinha que optar entre ter pneus mais evoluídos atrás do que à frente e um carro mais desequilibrado ou então optar pelos pneus mais antigos, logo menos eficazes, e um carro mais equilibrado. Além disso, a suspensão e direção do bólido eram complexos, de difícil acerto e manutenção. Outra desvantagem era de cada vez que o carro ia sofrendo evoluções tornava-se mais pesado.

O P34 também foi utilizado na temporada de 1977. Foram duas versões deste modelo usada naquele ano, uma praticamente igual ao modelo de 1976 e outra mais longa, utilizada em circuitos mais rápidos. Trataremos de ambas em posts futuros. No entanto em 1977 o carro já não conseguiu acompanhar seus concorrentes e passou a ter resultados aquem dos esperados.

A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, número de série 430 760003 e representa o modelo guiado por Scheckter na temporada de 1976.

Patrocinadores: Elf, Goodyear. 
Cores: Azul e amarelo
Vitórias: 1 (Scheckter)
Pole-position: 1 (Scheckter)
Podiums: 12 (7 Depailler, 5 Scheckter)
Melhores voltas: 2 (1 Scheckter, 1 Depailler) 

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