terça-feira, 28 de agosto de 2012

Toyota Racing TF104 - 2004


O TF104 foi o bólido utilizado pela Toyota Racing na temporada de 2004 da Fórmula 1. O carro foi o terceiro e último projetado por Gustav Brunner para a Toyota F1, tendo sido, no começo da temporada, sido considerado como um "passo evolutivo" em relação ao seu antecessor, o TF103, de 2003.

  
O carro foi inicialmente pilotado pela dupla mesmo em 2003, o francês Olivier Panis e o brasileiro Cristiano da Matta. No entanto, em virtude dos fracos resultados, ambos foram substituídos, pelo italiano Jarno Trulli (que foi demitido da Renault durante a temporada) e pelo brasileiro Ricardo Zonta, que era piloto de testes da equipe.
 
 
No geral, o carro e a temporada foram considerados um desastre para a equipe que, naquele ano, já participada de sua terceira temporada completa na F1 e consquistou apenas o oitavo lugar final do Campeonato de Construtores, apesar de contar com o maior orçamento entre as equipes. Detalhe: os pilotos substituídos foram os únicos a marcar pontos pela equipe naquela temporada.

 
A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps, em escala 1/43, representando o carro guiado por Cristiano da Matta na temporada de 2004.

 
Cores: Branco e vermelho.
Patrocinadores: Panasonic, Denso, Toyota, Michellin, Esso.
Vitórias: 0
Poles Positions: 0
Voltas mais rápidas: 0
Podiums: 0
Pontos: 9 (6 Pannis, 3 da Matta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário