domingo, 26 de agosto de 2012

McLaren MP4/4 - 1988

 

O post de hoje é sobre o maior carro da Fórmula 1 de todos os tempos: O McLaren MP4/4. Muita gente fala no Williams FW14, de 1992, como o maior carro da história da F1. Mas ao vermos os resultados obtidos pelo McLaren MP4/4 não podemos negar que se tratou do maior bólido de F1 de todos os tempos. Um carro inigualável, conduzido pela dupla mais forte da história da F1 (Piquet e Mansell, Clark e Hill, Prost e Lauda que me perdoem, mas os números não mentem). 

O incrível McLaren MP4/4 permitiu que a equipe de Ron Dennis dominasse uma temporada de Formula 1 de 1988 de uma forma que nunca se viu antes ou depois e, muito provavelmente, nunca mais veremos desempenho igual. 

O MP4/4 conseguiu a avassaladora marca de 15 vitórias em 16 corridas (igual marca para poles positions). Só não venceu todas as corridas pelo fato de, na 49ª volta do Grande Prêmio da Itália, em Monza, Jean-Loius Schlesser (da Wiliams), que estava na 11ª posição, ter se atrapalhado e batido em Senna, tirando-o de uma prova que, certamente, venceria. Além da quantidade absurda de vitórias, o MP4/4 conseguiu 199 pontos dos 240 possíveis (82,92%). todos os pontos das restantes equipas (201) superavam os da McLaren por apenas 2 pontos. Não bastasse, o bólido liderou 97,28% (1003 voltas) das voltas do somatório de todos os GP’s (1031 voltas). Números impressionantes, incontestáveis e insuperáveis!

Esses resultados somente foram alcançados pela congruência de diversos fatores. A McLaren tinha um chassis excepcional, desenvolvido pelos magos Gordon Murray (que havia saído da Brabham) e Steve Nichols, um motor excelente, os dois melhores pilotos daquela temporada e uma organização de dar inveja às então combalidas e recalcitrantes Ferrari, Lotus e Williams, que não foram capazes de fazer frente aos maravilhosos bólidos da McLaren.


O McLaren MP4/4 tinha um chassis em monobloco de fibra de carbono e kevlar, o motor era o Honda Turbo que conferia ao bólido 700 cv de potência. Um detalhe interessante é que o carro possuia diversos conceitos do Brabham BT55 (também projetado por Murray), como centro de gravidade excessivamente baixo, com motor e caixa de câmbio posicionadas em posição muito próxima ao chão, o que possibilitava grandes vantagens aerodinâmicas ao carro.

A miniatura da foto, de minha coleção, foi fabricada pela Minichamps e representa o carro que deu a Ayrton Senna o seu primeiro título na Fórmula 1, em 1988.

Cores: Branco e Vermelho.
Patrocinadores: Marlboro, Honda, Shell, Goodyear, TAG Heuer, Boss e Showa.
Vitórias: 15 (8 Senna, 7 Prost).
Pole-positions: 15 (13 Senna, 2 Prost).
Melhores voltas: 10 (8 Prost, 2 Senna).
Podiums: 25 (14 Prost, 11 Senna).
Pontos:
199 (105 Prost, 94 Senna) (nesta temporada existiam descartes e a pontuação válida para o campeonato de pilotos, com os descartes, apontaram Senna com 90 e Prost com 87).

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