quarta-feira, 18 de julho de 2012

Arrows A18 - 1997 e Damon Hill - 1997



O A18 foi o carro com o qual a equipe Arrows competiu na temporada de Fórmula 1 de 1997. O carro foi pilotado por Damon Hill, então campeão do mundo, que tinha fez uma mudança surpreendente, mudando para a Arrows logo após a conquista do título mundial de 1996 pela Williams, e Pedro Diniz, que tinha se saído da Ligier, levando uma forte gama de patrocinadores.

O ano 1997 marcou um novo começo para a pequena equipe inglesa, com dois novos pilotos, um fornecedor novo motor (Yamaha) e pneus novos fornecidos pela Bridgestone. O ano também marcou a primeira temporada completa do time sob a batuta de Tom Walkinshaw, da TWR.

Depois de um início desastroso de temporada, quando a equipe quase não conseguiu participar do GP da Austrália, o time melhorou, com a contratação de John Barnard como diretor técnico. Barnard, o mago da F1 na década de 1980, com passagens bem sucedidas pela McLaren, Ferrari e Benetton conseguiu reestruturar o time, levando Hill a marcar um ponto em Silverstone e ao segundo lugar no GP da Hungria (Hill liderou boa parte da corrida, mas uma falha de um componente de ligação do acelerador viu cair atrás de Jacques Villeneuve na última volta. Lembro perfeitamente dessa corrida e torci muito para Hill vencer, pois fez uma corrida memorável, com um carro nitidamente limitado). Diniz também marcou dois pontos no Nürburgring. A equipe acabou por terminar em oitavo no Campeonato de Construtores, com nove pontos.

A miniatura do carro da foto é de minha coleção, em escala 1/43, fabricada pela Minichamps, representando o carro de número 1, guiado pelo inglês Damon Hill.

A miniatura do piloto (2a. foto) é em escala 1/43, fabricada pela Minichamps (número de série 343 970001), representando o piloto Damon Hill.

Estas miniaturas de pilotos eram extremamente interessantes, mas a Minichamps fabricou por poucos anos, lançando poucos modelos, todos raros. Creio ter todos os lançados, e os postarei como faço nesta publicação, juntamente com o carro pilotado pelo piloto, na mesma temporada.

Cores: Azul, Branco, Vermelho e Prata.
Patrocinadores: Danka, Zepter, Parmalat, Yamaha, Bridgestone, Power Horse, Bogner Sports, Brastemp, Kibon, Remus, Sparco.
Vitórias: 0
Pole-Positions: 0
Voltas Mais Rápidas: 0
Podiums: 1 (Hill)
Pontos: 9 (7 Hill, 2 Diniz)

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de deixar o link da loja de miniaturas Minimundi, da qual faço parte da administração. Na Minimundi você encontrará uma grande variedade de modelos e marcas de miniaturas fórmula 1. Venha conferir!

    ResponderExcluir