quarta-feira, 4 de julho de 2012

Automodelo HPI Sagave Flux HP - Ford F650






Amigos, mais um post sobre automodelismo. Desta vez, o carro tema é o monster truck elétrico mais animal do mercado, o HPI Savage Flux HP, que chega a 100 km/h!

O mais legal deste carro está no fato de ser um Ready-to-Run (RTR), ou seja, sai da caixa pronto para correr! Basta você colocar as baterias no carro e pilhas no controle. Vamos às suas características:

Motor Brushless:
A Savage utiliza um motor brushless (sem escovas) Flux Torq 2200Kv é de alto desempenho funciona com até 22.5V (2 baterias de lipo de 3 células) e permite resposta imediata aos comandos nas mais diversas situações. A Savage Flux HP possui uma sistema de transmissão que permite suportar a potência extra do motor Flux Torq 2200Kv.

Apesar do tamanho (escala 1:8) a Savage Flux HP  possui um desempenho que rivaliza com modelos menores e mais leves, mesmo os movidos a combustão. O poderoso motor Flux Torq 2200Kv está conectado diretamente à transmissão, oferecendo imediatas respostas ao acelerador e conferindo excelente performance para este modelo. O motor é controlado por um ESC (Speed Control) Flux Blur capaz de trabalhar com até 25Volts, podendo ser programado via computador com conexão USB.

O potente motor Flux Torq 2200Kv (que em verdade é um Mamba Monster produzido pela Castle Creations e rebatizado pela HPI como Flux Torq) é um dos maiores e mais potentes motores brushless disponíveis no mercado e foi escolhido especificamente por sua enorme entrega de potência e tensão de funcionamento. O motor possui aletas para dissipção de calor e permitir excelente funcionamento. Este motor funciona com até 25Volts fornecendo energia suficiente para wheelies (empinadas) ou backflips (cambalhotas) ao menor toque no acelerador. Este motor possui eficiência térmica de cerca de 85% produzindo cerca de 4000 a 5000 watts (5 a 6HP) quando em aceleração!

O ESC (Electronic Speed Control ou Controlador Eletrônico de Velocidade) Flux Blur é o responsável por controlar toda a força do motor Flux Torq 2200Kv e colocá-la sobre seu controle. Seu dissipador com cooler (ventilador) elimina todo excesso de calor, permitindo funcionamento seguro por horas a fio. Este ESC possui especificações e funções voltadas para modelos que serão exigidos em sua máxima performance. Ele possui configurações para controle proporcional (ajustável) da frenagem, tensão de desligamento, compatibilidade com baterias de NiCd/NiMh e LiPo (7.2 a 22.5volts). Alta eficiência com ultra-baixa resistência elétrica.

Potência: a Savage Flux HP RTR possui tanta potência que a um simples comando do acelerador é possivel fazê-la saltar e dar um giro de 360° (salto mortal) no ar. A HPI incluiu um generoso pacote de equipamentos de série, para garantir que toda a performance do modelo seja acompanhada por grande durabilidade.
Esta Monster Truck efetua backflips (cambalhotas ou salto mortal) com um leve toque no acelerador. A montagem simétrica, com igual distribuição de peso ao longo do chassi, possibilita extrema estabilidade e desempenho.

Para transferir toda a potência do potente motore Flux Torq 2200Kv da sua Savage Flux HP RTR o sistema de transmissão possui embreagem deslizante e ajustável tipo competição, diferenciais selados e eixos de transmissão em aço reforçado, conectando o diferencial central aos diferenciais dianteiro e traseiro. Um conjunto de rolamentos selados, de alta eficiência, são montados na Savage Flux HP RTR para garantir menor atrito e maior precisão e suavidade no funcionamento permitindo maior aproveitamento da energia da sua bateria.

Suspensão: A Savage Flux possui quatro amortecedores de grande tamanho e curso longo, preenchidos com óleo e com molas externas, absorvem irregularidades em qualquer tipo de terreno em que você colocar sua Savage Flux HP RTR. A pré-carga das molas é facilmente ajustável através de clips de pressão. Os amortecedores absorvem o impacto de aterrisagens após grandes saltos

Com braços de suspensão extremamente resistentes suportam grandes saltos e altas velocidades sobre terrenos ruins. Mantendo tudo bem protegido está o exclusivo chassi duplo vertical ou TVP. A Savage Flux HP RTR possui suspensão independente nas 4 rodas, tração 4x4 permanente, chassi com centro de gravidade otimizado. Chassi rígido com estrutura lateral TVP com 2.5mm de espessura (cada) protege as partes vitais desta sensacional Monster Truck. Os longos braços da suspensão permitem grande curso da suspensão e maior altura livre do solo, possibilitando passar sobre diversos tipos de obstáculos. A suspensão é construída para grande resistência e durabilidade.
Transmissão e Chassi: A transmissão é toda em metal (se fossem de plástico torceriam e quebrarial facilmente, dada a potência do modelo), diferenciais com engrenagens em metal, eixos de transmissão (dogbones) em metal, chassi TVP (Twin Vertical Plates) com 2.5mm de espessura, montante do motor em alumínio aeronáutico 7075 com 3mm de espessura. A transmissão e o consagrado chassi TVP foram dimensionados para lidar com a enorme potência e velocidade deste modelo.

Uma rede bem estruturada de componentes e parafusos extras adicionados a caixa de transmissão central aumentam a durabilidade do conjunto e reforçam a resistência mecânica. Material extra foi adicionado aos pára-choques e as placas de proteção na parte inferior do chassi (skid plates) fornecendo proteção em grandes saltos ou batidas. O motor, ESC e baterias são montados bem protegidos no chassi TVP para fornecer maior durabilidade e resistência, especialmente quando você aterrisar em saltos muito altos. Já dei saltos de cerca de 3 metros na minha e só sofri arranhões na bolha.

A transmissão possui tração 4x4 permanente e funciona montada em rolamentos selados. Para proporcionar resistência extra os diferenciais dianteiro e traseiro são pré-montados de fábrica com perfeito espaçamento, para maior durabilidade e menor manutenção. As engrenagens da transmissão, dos diferenciais e os eixos que transmitem a força dos diferenciais para as rodas são feitos em metal. O pinhão do motor e a coroa do câmbio são de aço reforçado para equilíbrio perfeito entre velocidade final, aceleração e durabilidade.

Especificações:
- Comprimento: 455mm (É ENORME);
- Largura: 363mm;
- Altura total: 254mm;
- Entreeixos: 293 (do centro de uma roda dianteira ao centro de uma roda traseira do mesmo lado);
- Trilha das rodas (dianteiras / traseiras): 262/265mmmm;
- Curso da suspensão: 152mm;
- Pneus: 138mm diâmetro, 70mm de largura;
- Motor: Flux Torq 2200Kv.

As fotos são de minha Savage, com bolha pintada por mim, representando uma Ford F-650. Monstrinho divertidíssimo de brincar. Se fosse a prova d'água seria simplesmente perfeita! (Sim, hoje em dia diversos automodelos já são a prova d'água, mas nenhum do tamanho e com a potência da Savage).

Um comentário:

  1. muito bom amigo meus parabens seu site esplica muito bem sobre a HPI savage FLUX HP so fiquem com uma duvida a HPI savage FLUX HP e a mesma coisa que a savage HP FLUX em termos de qualidade rezistencia potencia e o que significa RTR e eu adorei a pintura da bolha da sua savage ok

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